quinta-feira, 27 de outubro de 2016

5 RAZÕES PORQUE NÃO DEVO TOCAR MÚSICA SECULAR NO CULTO

Ultimamente tenho lido que algumas igrejas evangélicas têm no seu momento de louvor tocado músicas seculares. Lamentavelmente tornou-se comum o povo de Deus em meio a adoração, cantar as canções de artistas como Tribalistas, Tim Maia, Raul Seixas, Chico Buarque, J.Quest e outros compositores da música popular brasileira.

Diante deste fato inusitado a pergunta que fazemos é: Será isso correto? Por acaso está certo entoar canções deste naipe nos cultos evangélicos?

Bom, antes de qualquer coisa é preciso afirmar que não sou dualista sacralizando algumas atitudes e comportamentos bem como demonizando outros. Aliás, como reformado acredito que Deus estabeleceu o conceito de graça comum, e que esta é a fonte de toda, cultura e virtude que encontramos entre os homens, isto é, em outras palavras isto significa que Deus em sua infinita graça e bondade concedeu aos homens a capacidade de fazer coisas boas, dentre as quais podemos enumerar os talentos para a arte, música, oratória, literatura, arquitetura, comércio, invenções e etc.

Caro leitor, o fato da graça comum ser uma doutrina no meu ponto de vista inquestionável, isso não me dá o direito de entoar canções seculares no culto.


Veja abaixo cinco motivos pelos quais acredito que não devemos entoar canções seculares nos cultos:

1-) As canções seculares não foram compostas para a glória de Deus. Na verdade, a base e constituição delas fundamenta-se exclusivamente no bem-estar humano.

2-) As canções seculares não servem para adoração congregacional, visto não terem sido compostas por alguém regenerado pelo Espírito Santo. Nessa perspectiva o mesmo que entoa uma canção cuja letra dignifica Deus ou as causas do reino, é o mesmo que canta cânticos com impropérios e blasfêmias absolutamente antagônicas ao modelo de adoração ensinado pelas Escrituras.

3-) As canções seculares não servem para a adoração congregacional visto que o simples fato de as entoar em nossos ajuntamentos aponta para a secularização da igreja, bem como a implementação dos valores deste mundo, cujo foco é o bem-estar de quem canta e não a glória de Deus.

4-) As canções seculares não servem para a adoração congregacional pelo fato que sua base, inspiração e objetivo é promover entretenimento e satisfação do ouvinte, isso em falar é claro, da proposta política e ideológica encontradas em algumas delas. 

5-) As canções seculares não servem para a adoração congregacional, pelo fato de que todas as vezes que louvores congregacionais foram entoados pelo povo de Deus, (tanto no Antigo Testamento, como Novo Testamento,) foram feitos por aqueles que o Senhor anteriormente havia salvado. Para confirmarmos essa premissa basta olharmos para os livros de Salmos e Apocalipse que não veremos um louvor sequer com músicas não compostas por crentes no Senhor.

Isto posto, concluo dizendo que estão equivocados todos aqueles que defendem, entoam e cantam músicas seculares em seus cultos e que mais do que nunca devemos referendar nossas liturgias e comportamentos na infalível Palavra do Senhor contrapondo-nos assim a qualquer ensino que fira a santidade de Deus. 

Lembre-se: Culto,  oferecemos a Deus e não a nós mesmos! Que tem que ser glorificado é ele! 


Pense nisso!

Texto: Renato Vargens
Fonte: http://renatovargens.blogspot.com.br/2016/02/5-razoes-porque-nao-devo-tocar-musica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário